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Por requerimento do deputado Wilson Santos, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Desporto da Assembleia Legislativa realizou reunião na tarde de qua ...
Educação 06 de junho 2019 09h:53
Comissão da ALMT debate educação inclusiva

Por requerimento do deputado Wilson Santos, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Desporto da Assembleia Legislativa realizou reunião na tarde de quarta-feira (05) especialmente para debater políticas públicas voltadas à inclusão escolar de pessoas com deficiência.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da comissão, deputado Thiago Silva (MDB), acompanhado pelos pares Sebastião Rezende (PSC), Valdir Barranco (PT) e Wilson Santos (PSDB).

Presentes ainda a secretária adjunta de Gestão Educacional, Rosa Maria Araújo Luzardo; a superintendente de diversidades, Lúcia Aparecida dos Santos; o coordenador de educação especial, Sérgio Carlos da Silva; a representante do Conselho Estadual de Educação, Sueli Barbosa dos Reis; o representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Luiz Carlos Grassi. O Ministério Público Estadual foi representado pelo promotor de Justiça Miguel Slhessarenko.

Também estiveram representadas as associações Matogrossense de Dislexia e de Amigos do Autista- respectivamente por Gabrielle Maria Coury de Andrade e Kelly Cristina do Nascimento Viegas -, além do Movimento Autista Brasil, representado pela coordenadora Harmara Elizabeth Sarmento e a Ong Ação Azul, por Juliana Fortes.

CASIES – Praticamente todos concordam quanto à precariedade das condições de inclusão para pessoas com deficiência nas escolas públicas de Mato Grosso. “Ao ponto de haver ainda, no interior, crianças cegas estudando com caderno e caneta”, destacou Luiz Grassi.

O deputado Wilson Santos também destacou a inexistência de equipe multidisciplinar – fonoaudiólogo, psicólogo, neurologista e psicopedagogo – para diagnóstico de transtornos de aprendizagem como autismo e dislexia.

Ao final da reunião, além de somar esforços para a oferta de tais diagnósticos no estado, ficou definido que a comissão irá atuar para que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com a finalidade de estruturar o Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial de Mato Grosso (Casies), que possui três unidades especializadas: Centro de Atendimento Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP), o Centro de Formação de Profissionais da Educação e Atendimento a Pessoa Surda (CAS) e o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades / Superdotação (NAAH/S).

 O Casies trabalha com alunos que apresentam dificuldades no desenvolvimento escolar em função de transtornos diversos. O centro também é o responsável pelo treinamento e capacitação de profissionais para trabalhar com Educação Especial. 

Foto: Secretaria de Comunicação Social

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