Carregando...
MT  Ação PUBLICIDADE
[ANUNCIE] Interna Lateral Grande 1 PUBLICIDADE
Facebook
[ANUNCIE] Interna Lateral Grande 2 PUBLICIDADE
Newsletter

FIQUE POR DENTRO!

Cadastre-se para receber boletins com as novidades do nosso site em seu email gratuitamente.

É só informar seu email no campo abaixo e clicar em “Assinar”.

[ANUNCIE] Interna Lateral Pequena PUBLICIDADE
AS ÚLTIMAS DE Política
O secretário de Estado da Agricultura Familiar (Seaf), Suelme Evangelista (PSB), afirmou que integrantes estaduais do Partido Socialista Brasileiro somente decid ...
Política 31 de julho 2017 09h:04
Diretório destituído do PSB decide debandada em outubro

O secretário de Estado da Agricultura Familiar (Seaf), Suelme Evangelista (PSB), afirmou que integrantes estaduais do Partido Socialista Brasileiro somente decidirão se irão permanecer na legenda em outubro deste ano, após convenção nacional da sigla. Em caso de o deputado federal Valtenir Pereira voltar a ocupar o cargo de presidente regional do partido, Evangelista garantiu que o grupo dos antigos dirigentes do PSB deixará a legenda.  

O imbróglio entre a executiva nacional do PSB e membros estaduais do partido teve início após Carlos Siqueira destituir todos os membros da executiva estadual do partido, que era composta pelo presidente estadual, deputado federal Fábio Garcia, pelo também deputado federal Adilton Sachetti, pelos parlamentares estaduais Oscar Bezerra, Eduardo Botelho e Max Russi e pelo ex-prefeito Mauro Mendes. O caso aconteceu depois que Fábio Garcia desobedeceu uma orientação da sigla e votou a favor da reforma trabalhista proposta por Michel Temer (PMDB).

Depois de destituir todos os membros da executiva estadual, o dirigente geral da legenda, Carlos Siqueira, colocou Valtenir Pereira na presidência regional do PSB. A nomeação de Valtenir ocorreu em 14 de junho, mesma data em que ele assinou a ficha de filiação à legenda. O caso gerou imbróglio entre os outros membros do PSB em Mato Grosso, que mostraram-se contrários à medida, pois esperavam que o ex-prefeito da Capital, Mauro Mendes, assumisse a liderança.

Logo que assumiu o comando da legenda, Valtenir adotou diversas medidas polêmicas, que foram alvos de duras críticas dos antigos membros da diretoria do PSB. O novo presidente destituiu todos os diretórios municipais da legenda em Mato Grosso e ainda anunciou que o partido, que até então apoiava o governador Pedro Taques (PSDB), migraria para a oposição, para atender à ideologia da sigla.

Em 17 de julho, o deputado federal Fábio Garcia conseguiu liminar que permitiu que ele retomasse a liderança estadual. Porém, nesta quarta-feira, o juiz de Brasília determinou seu retorno ao comando do partido no Estado.

O secretário Suelme Evangelista teceu duras críticas a Valtenir Pereira e se declarou favorável à presidência de Fábio Garcia. “O partido do Valtenir, a gente chama de PSV, Partido Só do Valtenir, porque ninguém pode entrar. Eu sou do PSB, sou a favor da liderança dos nossos generais, Mauro Mendes, Fábio Garcia, Eduardo Botelho. É esse o nosso time. Vamos lutar até o fim e ver qual o desfecho disso”, disse o secretário, em entrevista à rádio Capital FM.

Ele explicou que o destino dos membros regionais da legenda somente será definido em outubro deste ano, em encontro com integrantes nacionais do PSB. “Em outubro tem a convenção nacional e aí é matar ou morrer. Ou vamos ganhar nosso espaço aqui e retomar o poder ou vamos caçar nosso rumo. Essa novela vai se estender até outubro. Acho que a Convenção nacional mata essa decisão, porque aí vamos bater teses lá. Se há o entendimento de um grupo político dentro de um partido, então, ele tem que se abrir, pra crescer, mas há um setor mais tradicional no partido”, relatou.

Em caso de o grupo optar por deixar o partido, uma das alternativas dos dissidentes é migrar para o Democratas. "Isso talvez seja um plano B, um plano de salvação, lá na frente. Mas não são favas contadas. É uma construção que ele tem que ter, como líder, se não der certo essa luta aqui”.

Conforme Evangelista, o deputado Fábio Garcia deverá ser o responsável por definir o rumo do grupo. “Cabe a ele, como líder que é, enxergar o horizonte, caso a gente saia. A verdade é que não tem como conviver com o Valtenir como líder do PSB, ninguém vai querer ficar”, frisou.

IDEOLOGIA DO PSB

O secretário ainda comentou sobre as afirmações de que os membros do PSB que foram destituídos da legenda teriam ideologias diferentes da sigla. “Eu acho que o partido nunca foi homogêneo, do ponto de vista ideológico, porque sempre teve as correntes internas, assim como o PT tem, de pensamentos diversificados. Acontece que tínhamos um cara chamado Eduardo Campos, que administrava os interesses do partido, com uma gestão partidária, mas com a morte dele, perdemos um pouco de rumo das orientações nacionais em relação a interesses internos. E aí aflorou todo tipo de discórdia. Não é só um problema aqui do Estado”.

“Reconheço que são mais liberais do que socialistas. Mas a gente entende que tanto o Mauro quanto o Fábio, que é o presidente legítimo, têm uma preocupação social muito intensa. Eles fizeram muitas políticas sociais”, completou.

Foto: Arquivo

vídeo
galeria
0
mais notícias
Nenhum comentário foi publicado.
Escreva seu comentário abaixo.
  • João Oliveira, há 9 horas atrás
    Quisque purus libero, sagittis sit amet posuere a, hendrerit scelerisque odio. Nam tincidunt, dolor nec vehicula imperdiet, ligula massa pharetra turpis, in mattis est lacus nec felis. Nam cursus libero nec odio semper eu tincidunt mauris ullamcorper. Donec porttitor mi eu libero bibendum iaculis. Ut tempor est vel nibh suscipit in sodales risus placerat. Responder
    João Oliveira, há 9 horas atrás
    Quisque purus libero, sagittis sit amet posuere a, hendrerit scelerisque odio. Nam tincidunt, dolor nec vehicula imperdiet, ligula massa pharetra turpis, in mattis est lacus nec felis. Nam cursus libero nec odio semper eu tincidunt mauris ullamcorper. Donec porttitor mi eu libero bibendum iaculis. Ut tempor est vel nibh suscipit in sodales risus placerat. Responder
COMENTÁRIOS (0)
Próximo » « Anterior
Próximo » « Anterior
Adicionar comentário
  • Seu nome
  • Seu e-mail
  • Website
Incorreto. Por favor, tente novamente.
Digite o código acima: Digite os números que você ouve:
  • Seu comentário
Escrever comentário
- Desculpe, ocorreu um erro inesperado.
Recemos seu comentário por aqui.
Obrigado por participar :D
2012 © mt fatos - Todos os direitos reservados.
Avenida Coroados, 433 - Centro - Jaciara/MT - 78820-000
contato@mtfatos.com.br - (66) 3461-1849
Desenvolvido por artedinâmica
2012 © mt fatos