Carregando...
MT  Ação PUBLICIDADE
[ANUNCIE] Interna Lateral Grande 1 PUBLICIDADE
Facebook
[ANUNCIE] Interna Lateral Grande 2 PUBLICIDADE
Newsletter

FIQUE POR DENTRO!

Cadastre-se para receber boletins com as novidades do nosso site em seu email gratuitamente.

É só informar seu email no campo abaixo e clicar em “Assinar”.

[ANUNCIE] Interna Lateral Pequena PUBLICIDADE
AS ÚLTIMAS DE Geral
A Semana Mato-grossense de Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos, realizada pela Rede de Consumo Seguro e Saúde de Mato Grosso (RCCS-MT), sob coord ...
Geral 07 de julho 2017 11h:13
Acidentes domésticos mais comuns são com manuseio de faca

A Semana Mato-grossense de Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos, realizada pela Rede de Consumo Seguro e Saúde de Mato Grosso (RCCS-MT), sob coordenação Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), foi marcada pela troca de informações. Os organizadores orientaram os alunos sobre os cuidados para evitar incidentes e escutaram os casos vivenciados pelos alunos que participaram das palestras.

 A ação foi desenvolvida para mais de 2.900 estudantes de diversas escolas da rede municipal e estadual de Cuiabá e Várzea Grande, com alunos entre 04 e 18 anos. Na Escola Estadual Alina Tocantins, a ação foi de noite, para alunos da Educação de Jovens e Adultos e idosos.

“No geral as crianças ficam apreensivas para contar os acidentes acontecidos com elas. A maioria deles com faca na cozinha, acabam se cortando mesmo em companhia da mãe, enquanto cortam legumes para ajudar com o preparo das refeições, outros ao cortar frutas para o lanche”, revelou a agente metrológica do Ipem-MT, Suziane Cristina Marchioreto.

Além dos pequenos cortes, há entre eles, os que já levaram choques na geladeira. E se cariam em chão molhado a culpa foi da mãe, pois não escondem que é ela que não deixa pisar com o chinelo enquanto está limpando.

“Independentemente da situação, os casos são de perigo. Em casos específicos de chão molhado, deve-se estar calçado para pisar, ele fica escorregadio e quedas acabam sendo inevitáveis. A orientação é lavar o chinelo e entrar, se não puder esperar o chão ficar seco. Outro fato visível são de acidentes na cozinha, dependente da idade não se pode expor a criança, mesmo com supervisão de um adulto”, frisou Suziane.

Mas existem outros perigos domésticos que ameaçam a segurança da família.  Como, por exemplo, brincar com o celular enquanto o aparelho está na tomada carregando ou mesmo tabletes, tomar banho descalço, entre outros.

“Não se deve usar o celular nessas condições, pois obriga o aparelho a funcionar enquanto está recebendo carga, sem falar que a bateria pode explodir. O mesmo vale para tabletes. E deixar o carregador na tomada sem estar em uso também é um fator de risco, especialmente para bebês e bichinhos de estimação. O carregador recebe energia e pode dar choque”, avisa Suziane.

As instruções constam na apostila Criança Segura que é distribuída para os participantes no final da palestra.

A estudante Nidyelle Santos Flor, parece ter aprendido o recado. “Não podemos mexer com fogo sem a ajuda dos pais, portanto, na cozinha tem que tem um adulto por perto. Para tomar banho tem que usar chinelo e principalmente não usar o celular quando estiver carregando. Tem que cuidar”, declarou.

Para a equipe responsável pelo trabalho, não restam dúvidas de que trabalhar com as crianças surte resultado. Elas são sinceras, espontâneas, contam fatos novos e garantem que não vão mais fazer da forma errada. “Estamos plantando uma semente que dá frutos”, destacou Suziane, que não é a primeira vez que atua nessa missão. Aliás, para a agente metrológica, é um dos trabalhos que mais gosta de fazer (saúde e segurança) dentro das suas atribuições.

RCCS

Criada através da Lei Estadual 10.266 de 10/02/2015, a Semana Mato-grossense de orientação e prevenção de acidentes domésticos foi instituída para acontecer sempre na última semana de junho, antecedendo as férias escolares de julho. Nesta edição, foram mais de 2.900 alunos participantes.

Já a RCSS-MT em Mato Grosso foi instalada em 28 de março de 2017, tendo o Ipem-MT como coordenador da Rede, com o propósito de desenvolver ações que visem a saúde e segurança dos consumidores, sendo uma criação do Grupo de Trabalho (GT-Brasil) que é constituído pelo INMETRO, SENACON e ANVISA.

Além do Ipem-MT, integram a RCCS-MT o Procon/MT, Procon Municipal de Várzea Grande, Lacen-MT, SES/MT-VISA, Vigilância Sanitária Municipal de Cuiabá, ABIN-MT, Corpo de Bombeiros, Receita Federal, Anvisa, Sociedade Mato-grossense de Pediatria, DECON.

O Ipem-MT é um órgão delegado do Inmetro e vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

vídeo
galeria
0
mais notícias
Nenhum comentário foi publicado.
Escreva seu comentário abaixo.
  • João Oliveira, há 9 horas atrás
    Quisque purus libero, sagittis sit amet posuere a, hendrerit scelerisque odio. Nam tincidunt, dolor nec vehicula imperdiet, ligula massa pharetra turpis, in mattis est lacus nec felis. Nam cursus libero nec odio semper eu tincidunt mauris ullamcorper. Donec porttitor mi eu libero bibendum iaculis. Ut tempor est vel nibh suscipit in sodales risus placerat. Responder
    João Oliveira, há 9 horas atrás
    Quisque purus libero, sagittis sit amet posuere a, hendrerit scelerisque odio. Nam tincidunt, dolor nec vehicula imperdiet, ligula massa pharetra turpis, in mattis est lacus nec felis. Nam cursus libero nec odio semper eu tincidunt mauris ullamcorper. Donec porttitor mi eu libero bibendum iaculis. Ut tempor est vel nibh suscipit in sodales risus placerat. Responder
COMENTÁRIOS (0)
Próximo » « Anterior
Próximo » « Anterior
Adicionar comentário
  • Seu nome
  • Seu e-mail
  • Website
Incorreto. Por favor, tente novamente.
Digite o código acima: Digite os números que você ouve:
  • Seu comentário
Escrever comentário
- Desculpe, ocorreu um erro inesperado.
Recemos seu comentário por aqui.
Obrigado por participar :D
2012 © mt fatos - Todos os direitos reservados.
Avenida Coroados, 433 - Centro - Jaciara/MT - 78820-000
contato@mtfatos.com.br - (66) 3461-1849
Desenvolvido por artedinâmica
2012 © mt fatos