Carregando...
MT  Ação PUBLICIDADE
[ANUNCIE] Interna Lateral Grande 1 PUBLICIDADE
Facebook
[ANUNCIE] Interna Lateral Grande 2 PUBLICIDADE
Newsletter

FIQUE POR DENTRO!

Cadastre-se para receber boletins com as novidades do nosso site em seu email gratuitamente.

É só informar seu email no campo abaixo e clicar em “Assinar”.

[ANUNCIE] Interna Lateral Pequena PUBLICIDADE
AS ÚLTIMAS DE Opinião
É quase certo que no principio o cristianismo tenha sido visto simplesmente como mais uma seita, ou grupo, dentro de um judaísmo que já estava acostumado a uma ...
Opinião 24 de abril 2017 20h:13
TEOLOGIA INTEGRAL: HERESIA OU MODISMO?

É quase certo que no principio o cristianismo tenha sido visto simplesmente como mais uma seita, ou grupo, dentro de um judaísmo que já estava acostumado a uma considerável diversidade na expressão religiosa.

As diversidades; religiosa e secular, juntas, tem sido a combustão que alimenta o surgimento de novas práticas teológicas ajudando a forjar um sentido de identidade compartilhada em contraste com a sociedade em geral e à própria expressão religiosa.

O cristianismo foi vitimado por heresias clássicas como o ebionismo, docetismo, valentianismo; também pelo arianismo, donatismo e pelagianismo, entre outras, todas forjadas pela ortodoxia. Quando falo de ortodoxia, refiro-me à maneira como a Reforma estabeleceu-se, enquanto forma eclesiástica de vida e pensamento. É de considerável interesse entender o pensamento da ortodoxia reformista, em especial porque a mesma ajuda a explicar o crescente interesse religioso e cultural, sem mencionar a simpatia, pelos modismos que devidamente orquestrados se transformam em heresias; uma vez que, nesta compreensão, a heresia passa a ser vista como a ortodoxia do corajoso desfavorecido, o eco de ressonância das vozes dos grupos culturais reprimidos e oprimidos.

Analisada pelo viés da ortodoxia a Teologia Integral, ou TMI – Teologia da Missão Integral, é um conceito que vem sendo abraçado por diversas igrejas evangélicas, notadamente as inseridas nos movimentos MDA, G12 e outras nomenclaturas não menos atraentes que sugerem a aplicação dos princípios do Evangelho em todas as áreas da vida, incentivando o evangelismo que pregue a Palavra e que ofereça assistência social, psicológica e espiritual.

As diferenças entre a Teologia da Libertação e a Teologia Integral, ou TMI – Teologia da Missão Integral consistem em que a primeira era regida pela Igreja Católica, tinha comando e serviu como fonte de oxigenação para o catolicismo brasileiro e da América Latina. No Brasil tem como ícones, o (ex) padre Leonardo Boff e Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia. Um dos seus frutos no seio da Igreja Católica brasileira é o Movimento Carismático cujos padrões de aplicação e obediências religiosas foram moldadas em sua práxis.

Já a segunda, Teologia Integral como disse anteriormente está inserida nos movimentos MDA, G12 e outros pequenos grupos, entre cujos expoentes no Brasil estão o pastor e escritor Ariovaldo Ramos, auxiliar da Igreja Batista de Água Branca (IBAB) e um dos maiores entusiastas da TMI no Brasil e o também pastor Ariovaldo Carlos Jr, criador da Bíblia Freestyle. Ambos enfrentam sérias resistências no próprio seio interdenominacional brasileiro e não conseguiram até esta data o apoio de nenhuma chamada Convenção ou Denominação evangélica/ protestante no Brasil ou na América do Sul.

A exemplo da Libertação, cuja base era sustentada por um movimento apartidário que englobava várias correntes de pensamento interpretando os ensinamentos de Jesus Cristo como libertadores de injustas condições sociais, políticas e econômicas; a Teologia Integral ou TMI, visa uma atenção maior ao oprimido socialmente, numa práxis denominada “o Evangelho todo para o homem todo”.

A Teologia da Libertação tinha como pano de fundo, as lutas pela posse da terra, e deu origem ou/e fortaleceu grupos como o MST, - Sem Terra e/ou Sem Teto; Via Campesina, CMI – Conselho Missionário Indigenista, os STR – Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e outras vertentes então classificadas como socialistas. Na zona urbana ou rural, havia sempre um excluído socialmente, objeto dos cuidados da Pastoral da Terra ou da Pastoral da Cidade sob a égide da ação libertadora católica. A Teologia Integral, ou TMI – Teologia da Missão Integral tem como práxis a diversidade de gênero, raça, cor, preferencia sexual, etc.

Voltando à ortodoxia, refiro-me à maneira como Reforma estabeleceu-se. Enquanto forma eclesiástica de vida e pensamento, a Teologia Integral é vitima da própria seiva que a alimenta: a diversidade. Especificamente a diversidade da interpretação e das comparações. Quando Gretchen afirmou que : “Há um versículo na Bíblia que diz: "Vem a mim do jeito que você é, eu farei a obra”; sem o saber, cooperou para que a maioria dos pensadores cristãos no Brasil se voltassem para a “obra” que se opera nas diversidades. Realmente, “vem como estás”, mas não permaneça como vieste! “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. 2º Coríntios 5:17. “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. – Gálatas. 6: 7.

Concluindo: Entre as teologias, da Libertação e a Integral, há quem as compare e as coloquem-nos mesmos vieses teológicos. Porém o que existe de fato entre as duas é uma simbiose própria dos modismos e das heresias: “Os fins justificam os meios”. Ou seja, entre o bem e o mal não há nenhuma diferença entre um ou outro, ou, se diferença há, não é essa, pois o Bem e o Mal não existem em si mesmos, cada um deles é somente a ausência do outro.

Manoel de Jesus é teólogo, administrador, autor dos livros; Caricaturas – poesias evangélicas, Jaciara Senhora da Lua – história municipalista; As Dez Virgens e A Igreja no Contexto de Hoje – escatologia; e, Gestão Eclesiástica – Estudo de Caso da Primeira Igreja Batista de Jaciara – Eclesiologia/Administração.

vídeo
galeria
0
mais notícias
Nenhum comentário foi publicado.
Escreva seu comentário abaixo.
  • João Oliveira, há 9 horas atrás
    Quisque purus libero, sagittis sit amet posuere a, hendrerit scelerisque odio. Nam tincidunt, dolor nec vehicula imperdiet, ligula massa pharetra turpis, in mattis est lacus nec felis. Nam cursus libero nec odio semper eu tincidunt mauris ullamcorper. Donec porttitor mi eu libero bibendum iaculis. Ut tempor est vel nibh suscipit in sodales risus placerat. Responder
    João Oliveira, há 9 horas atrás
    Quisque purus libero, sagittis sit amet posuere a, hendrerit scelerisque odio. Nam tincidunt, dolor nec vehicula imperdiet, ligula massa pharetra turpis, in mattis est lacus nec felis. Nam cursus libero nec odio semper eu tincidunt mauris ullamcorper. Donec porttitor mi eu libero bibendum iaculis. Ut tempor est vel nibh suscipit in sodales risus placerat. Responder
COMENTÁRIOS (0)
Próximo » « Anterior
Próximo » « Anterior
Adicionar comentário
  • Seu nome
  • Seu e-mail
  • Website
Incorreto. Por favor, tente novamente.
Digite o código acima: Digite os números que você ouve:
  • Seu comentário
Escrever comentário
- Desculpe, ocorreu um erro inesperado.
Recemos seu comentário por aqui.
Obrigado por participar :D
2012 © mt fatos - Todos os direitos reservados.
Avenida Coroados, 433 - Centro - Jaciara/MT - 78820-000
contato@mtfatos.com.br - (66) 3461-1849
Desenvolvido por artedinâmica
2012 © mt fatos