Carregando...
MT  Ação PUBLICIDADE
[ANUNCIE] Interna Lateral Grande 1 PUBLICIDADE
Facebook
[ANUNCIE] Interna Lateral Grande 2 PUBLICIDADE
Newsletter

FIQUE POR DENTRO!

Cadastre-se para receber boletins com as novidades do nosso site em seu email gratuitamente.

É só informar seu email no campo abaixo e clicar em “Assinar”.

[ANUNCIE] Interna Lateral Pequena PUBLICIDADE
AS ÚLTIMAS DE Opinião
Um simples trauma na infância, uma das principais causas da perda precoce do dente de leite ao lado da cárie, se não tratado adequadamente pode gerar consequê ...
Opinião 13 de fevereiro 2017 14h:02
A importância do dente de leite

Um simples trauma na infância, uma das principais causas da perda precoce do dente de leite ao lado da cárie, se não tratado adequadamente pode gerar consequências bastante nocivas no futuro da criança. Distúrbios na fala, má mastigação e baixa autoestima são alguns deles.

Isso acontece porque os dentes de leite são fundamentais para manter os espaços necessários para o "nascimento" correto, e sem nenhum problema, dos dentes permanentes, seus substitutos. Portanto, para evitar sua perda precoce – antes dos cinco ou seis anos, quando ocorre a queda natural – é preciso cuidar bem deles.

Alimentação saudável, uma boa higiene diária (escovar bem os dentes após as refeições e passar fio dental) e visitas regulares ao dentista são os primeiros passos. Como crianças nesta faixa etária ainda não são autossuficientes, os pais, ou responsáveis, devem ajudá-las nesta tarefa.

Mesmo que a criança passe o dia na escola ou com um cuidador, tanto a primeira quanto a última escovação devem ser feitas pelos pais, para ter certeza de que tudo está bem.

Também nesta faixa etária, a criança tende a imitar os pais. Portanto, uma forma de estimular o hábito da higienização bucal é escovar os dentes na frente delas.

No caso dos bebês, a atenção deve ser ainda maior, devido à
"cárie de mamadeira", provocada pelo acúmulo de bactérias nos dentes. Para evitá-la, basta a limpeza periódica da boca da criança, com gaze, ou fralda de pano, e água.

Além da cárie e problemas gengivais, a não higienização tende a provocar mau hálito. Se para um adulto, esta é uma situação de desconforto, para a criança o problema se potencializa. As outras crianças não só podem se afastar, como colocar apelidos ou fazer piadas e bullying.

Pela sua pouca consciência sobre os perigos que a rodeiam, por maior que seja sua proteção, é comum que as crianças sofram
quedas e os dentes (de leite) podem ser abalados. Neste caso, o atendimento tem que ser imediato, pois o dente permanente, que começa a se formar desde o nascimento, pode ser afetado.

É bom ressaltar que, para evitar complicações, todo dente traumatizado precisa de acompanhamento clínico e radiográfico por um bom período. Para os dentes de leite, o prazo mínimo é de um ano e meio, enquanto para os dentes permanentes é de 5 anos.

Portanto, a higienização bucal, aliada às visitas regulares ao dentista, deve começar ainda bebê e ser encarada como uma necessidade vital, como respirar e se alimentar. A mamãe ainda grávida também pode fazer o pré-natal odontológico e tirar as dúvidas sobre amamentação e cuidados da com saúde bucal do bebê. É garantia, com certeza, de uma vida mais saudável.

(*) Especialista em Dentística Restauradora e Prótese Dental, MBA em Gestão em Saúde, membro fundador da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), da Academia Brasileira de Osseointegração (ABROSSI) e da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral (SBRO). (Foto: Arquivo pessoal)

vídeo
galeria
0
mais notícias
Nenhum comentário foi publicado.
Escreva seu comentário abaixo.
  • João Oliveira, há 9 horas atrás
    Quisque purus libero, sagittis sit amet posuere a, hendrerit scelerisque odio. Nam tincidunt, dolor nec vehicula imperdiet, ligula massa pharetra turpis, in mattis est lacus nec felis. Nam cursus libero nec odio semper eu tincidunt mauris ullamcorper. Donec porttitor mi eu libero bibendum iaculis. Ut tempor est vel nibh suscipit in sodales risus placerat. Responder
    João Oliveira, há 9 horas atrás
    Quisque purus libero, sagittis sit amet posuere a, hendrerit scelerisque odio. Nam tincidunt, dolor nec vehicula imperdiet, ligula massa pharetra turpis, in mattis est lacus nec felis. Nam cursus libero nec odio semper eu tincidunt mauris ullamcorper. Donec porttitor mi eu libero bibendum iaculis. Ut tempor est vel nibh suscipit in sodales risus placerat. Responder
COMENTÁRIOS (0)
Próximo » « Anterior
Próximo » « Anterior
Adicionar comentário
  • Seu nome
  • Seu e-mail
  • Website
Incorreto. Por favor, tente novamente.
Digite o código acima: Digite os números que você ouve:
  • Seu comentário
Escrever comentário
- Desculpe, ocorreu um erro inesperado.
Recemos seu comentário por aqui.
Obrigado por participar :D
2012 © mt fatos - Todos os direitos reservados.
Avenida Coroados, 433 - Centro - Jaciara/MT - 78820-000
contato@mtfatos.com.br - (66) 3461-1849
Desenvolvido por artedinâmica
2012 © mt fatos